A diástase abdominal

Por definição, a diástase abdominal é a separação ou afastamento dos feixes da musculatura dos retos abdominais ao longo da linha alba (linha escura que surge na barriga e vai desde o púbis até ao umbigo, às vezes até mais acima). Esta separação dos músculos abdominais deve-se ao crescimento uterino e fetal, mas também devido ao relaxamento dos músculos durante a gravidez (provocado pelo turbilhão das hormonas).

A parede abdominal tem uma importante função ao nível da postura, da estabilidade da bacia, na respiração, mas também no suporte e movimento das vísceras abdominais. O afastamento entre os músculos põe em causa o bom funcionamento das estruturas abdominais.

É mais frequente a partir do 2º trimestre de gestação e em cerca de 60% das mulheres após o parto. Não provoca dor e pode até passar despercebido. O seu desaparecimento é mais difícil e pode nem ocorrer se não houver uma intervenção precoce e adequada.

A sua presença é superior em mães de 2ª viagem, mães de gémeos, com aumento muito significativo de peso durante a gravidez, bebés muito grandes ou mulheres com flacidez dos abdominais antes da gravidez. A prática de atividade física durante e após a gravidez é muito importante para prevenir e remediar esta situação. E não se esqueça que nunca é tarde para começar a fazer exercício físico.

A diástase abdominal pode ocorrer acima ou abaixo do umbigo, mas também nos dois lados. Para perceber se tem ou não este afastamento pode fazer um teste muito simples: deite-se de costas no chão, com os joelhos dobrados. De seguida, levante a cabeça e os ombros olhando em direção ao umbigo. Caso sinta dor durante o teste, sinta uma separação entre os músculos ao colocar os dedos ou veja uma saliência na barriga, então tem diástase abdominal. Se alguma destas situações ocorrer, deve consultar um fisioterapeuta para que seja feita uma avaliação completa dos abdominais e do pavimento pélvico antes de iniciar qualquer exercício. O fisioterapeuta irá desenvolver um programa de tratamento adequado às suas necessidades. Ele irá aconselhá-la sobre o tipo de atividades que pode realizar, bem como, sobre a sua progressão.

A Bebés e Barriguitas tem uma fisioterapeuta especialista em exercício físico por isso contacte-nos.

Leave a Comment