Dicas para eliminar alguns desconfortos durante a gravidez

O corpo durante a gravidez está em constante transformação. São inúmeras as alterações fisiológicas que ocorrem e acarretam alguns desconfortos durante a gravidez. Seguem-se algumas dicas para ultrapassar estes desconfortos e passar uma gravidez mais tranquila.

Enjoos

São mais frequentes durante o 1º trimestre da gravidez e podem originar vómitos. Para os contornar deve comer várias vezes ao dia e antes de se levantar pode comer uma bolacha de água e sal (permaneça na cama mais um pouco e depois levante-se).

Azia

É também um sintoma muito comum na gravidez e mais uma vez devido à ação das hormonas. O aumento do tamanho do útero pressiona o estômago e leva a algum refluxo do estômago para o esófago. Para diminuir a azia evite alimentos de difícil digestão e coma com frequência.

Prisão de Ventre

A progesterona é uma das hormonas responsáveis pelo relaxamento muscular, diminuindo a mobilidade do intestino (o intestino torna-se mais lento e menos eficaz). Por outro lado, o crescimento do bebé também comprime o intestino. Beba muita água, caminhe, pratique exercício físico e tenha uma alimentação saudável e rica em fibras.

Hemorroidas

As hemorroidas surgem devido à dilatação dos vasos sanguíneos do reto. Provocam dor, prurido e sangramento aquando da passagem das fezes. Para as prevenir deve ter uma alimentação saudável e rica em fibras. Para aliviar a sensação de desconforto pode colocar gelo na região anal, mudar a posição como se senta e fazer contrações anais (promovendo a vasoconstrição).

Dores nas costas

As dores nas costas (lombar e sagrada) são muito frequentes durante a gravidez devido às inúmeras alterações posturais (derivadas do aumento do tamanho da barriga e consequente alteração do centro de gravidade). Para as evitar use um calçado confortável, sente-se com os pés apoiados no chão e a lombar encostada ao apoio da cadeira, evite levantar pesos e tenha atenção à sua postura. Para aliviar a dor deve fazer caminhadas, balançar o corpo de um lado para o outro e fazer alongamentos. Pode também, pedir ao seu companheiro uma massagem nas costas.

Edema ou inchaço

Durante a gravidez aumenta a retenção de líquidos (sobretudo no último trimestre) e a circulação sanguínea é mais lenta. Para evitar e diminuir o inchaço deve beber muita água, caminhar, movimentar os tornozelos, não ficar durante muito tempo na mesma posição, passar o chuveiro com água fria pelas pernas e elevar a zona do fundo da cama.

Caibras

São contrações involuntárias dos músculos que provocam dor e aparecem, sobretudo, durante a noite. Para as evitar deve fazer movimentos dos tornozelos, alongar com frequência os músculos (sobretudo os gémeos onde são mais frequentes), usar sacos de água quente e fazer uma massagem suave. No momento da caibra pode pedir ao seu companheiro que lhe faça o alongamento.

Dificuldade em dormir

À medida que as semanas passam a dificuldade em dormir vai aumentando pois todas as posições possíveis (que não são muitas), tornam-se desconfortáveis. Para eliminar este desconforto o seu maior aliado serão as almofadas. Pode colocar uma almofada debaixo da barriga (para eliminar o seu peso), entre os joelhos e nas costas (ou encostar-se ao seu companheiro). Pode também optar por comprar uma almofada de grávida (que depois irá servir para a amamentação).

Se tiver outros desconfortos ou dúvidas nas estratégias para solucionar estes não hesite em contactar-nos.

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