Tipos de leite materno

Ao contrário do que se possa pensar o leite materno não é sempre igual. A quantidade produzida, a cor e a sua consistência vão variando ao longo dos primeiros dias de vida do bebé. Esta alteração encontra-se relacionada com as necessidades fisiológicas do seu bebé. Existem, então, 3 tipos de leite materno: colostro, leite de transição e leite maduro.

Nos primeiros dias após o parto, as mamas permanecem moles e, nesta fase, encontram-se a produzir o colostro (o primeiro leite). Por isso não se preocupe por ainda não sentir as mamas duras e tensas (como já lhe disseram que ficariam). É perfeitamente normal! O colostro pode ter diferentes cores (por vezes é branco, outras amarelado), é menos espesso e vem em pequena quantidade. Mas essa é a quantidade certa pois não se esqueça que o estômago do seu bebé é semelhante ao tamanho de uma cereja. O colostro permite a limpeza inicial do intestino, permitindo a libertação do mecónio (primeiras fezes do bebé). É rico em anticorpos e vitamina A tendo um efeito protetor contra infeções e alergias intestinais e respiratórias. Sendo por muitos considerado a primeira vacina do bebé.

Entre o 2º ou 3º dia após o parto normal (5º ou 6º após uma cesariana), a mãe começa a notar alterações nas mamas. Elas ficarão duras, quentes e tensas o que indica que a produção de leite está a aumentar e dá-se o que vulgarmente se chama de “subida do leite”. Nesta fase é muito importante que se mantenha calma para não interferir com a produção de ocitocina. E caso o leite não saia logo existem algumas estratégias para aliviar a tensão e facilitar a mamada. Este é o chamado leite de transição e mantém-se até 2 semanas após o parto. Já é mais espesso que o colostro, rico em gorduras e açucares. Por isso o leite é tão docinho para o seu bebé!

A partir da 3ª semana após o parto, este leite transforma-se em leite maduro. É espesso, branco e rico em todos os nutrientes e anticorpos que o seu bebé precisa (incluindo ferro). E tem água! Por isso, o seu bebé não precisa de mais nada para além do seu leite! Mesmo quando chegamos a esta fase o leite pode ir variando nas suas caraterísticas mas é sempre bom para o seu bebé!

Se tiver dúvidas sobre a “subida do leite” ou outras questões relacionadas com a amamentação não hesite em contactar-nos! Teremos uma solução para si!

Leave a Comment