Alterações no 1º trimestre da gravidez

Começa a sua viagem por esta nova aventura repleta de mudanças físicas e emocionais. Este primeiro trimestre é marcado por drásticas alterações hormonais. É tudo novo para si (ou não!!!). É importante ficar a conhecer quais as principais alterações que o seu corpo vai sofrer durante o primeiro trimestre da gravidez.

As alterações mais evidentes durante este trimestre são a amenorreia, as náuseas, os enjoos, os vómitos, o aumento do sono e o cansaço extremo. É frequente sentir maior sensibilidade mamária podendo já observar-se um aumento do tamanho das mamas (relacionado com o aumento do volume dos ductos mamários). Pode começar a notar um escurecimento do mamilo e da aréola (este escurecimento serve de “farol” para o seu bebé conseguir identificar o local onde deve pegar para mamar). O útero também começa a sofrer alterações (estas não tão visíveis como as anteriores) ocorrendo um aumento do seu tamanho. Este aumento de volume começa a comprimir todos os órgão da região abdominal, nomeadamente, a bexiga. Por isso, a frequência das idas ao WC aumenta (associada às influências hormonais). A tapar a entrada do colo do útero vamos encontrar o rolhão mucoso, que servirá de barreira mecânica durante toda a gravidez. O aumento do tamanho do útero vai também provocar alterações na curvatura lombar (alterando a postura da mulher e o seu centro de gravidade) e no diafragma (este sobe e diminui a capacidade respiratória).

O sistema endócrino (as famosas hormonas) vai ter também um importante papel nas alterações que ocorrem nos vários sistemas do corpo da mulher. Sem esquecer, claro, as oscilações de humor frequentes nas grávidas. (a culpa é sempre das hormonas).

Os seus sentidos vão também sofrer alterações, como é o caso do olfato e do paladar. A sua sensibilidade aos cheiros aumenta podendo inclusive aumentar-lhe os enjoos e as náuseas. O seu paladar também se pode alterar, podendo agora escolher alimentos que não gostava e ter aversão a alimentos que adorava.

Poderá sentir mais fome, mas é importante que mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e beba muita água (cerca de 1,5 a 2 litros por dia).

Para ultrapassar estes primeiros desconfortos é importante que ouça o seu corpo e que aproveite para descansar. Estas alterações são importantes para o desenvolvimento do seu bebé.

E quando chegar ao fim deste trimestre lembre-se que o próximo será com certeza mais confortável.

Leave a Comment