Alterações no 2º trimestre da gravidez

A sua viagem continua e agora está em velocidade de cruzeiro. Este trimestre é marcado pelo aumento do tamanho da barriga e pela descoberta do sexo do seu bebé. É importante ficar a conhecer quais as principais alterações que o seu corpo vai sofrer durante o segundo trimestre.

Neste trimestre, começa a aumentar de peso mas tenha cuidado para não ser em excesso. Não se esqueça que a maior concentração de gordura irá parar às nádegas, abdómen e coxas. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada e beba cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. A sua barriga começa a aumentar e a notar-se ligeiramente para além da linha da bacia. É importante que faça uma hidratação adequada da pele para evitar o aparecimento  das estrias.

As alterações posturais são agora mais evidentes. A flexibilidade articular aumento, bem como, o relaxamento dos ligamentos da bacia (que irá permitir a abertura da bacia para a passagem do bebé durante o parto). Observa-se, por vezes, uma linha escura e vertical a meio da barriga, designada por diástase abdominal (afastamento dos músculos abdominais). Com estas alterações posturais e com o aumento do tamanho da barriga, o seu centro de gravidade começa a deslocar-se para a frente, o que vai provocar ainda mais alterações na sua postura e no equilíbrio. Por isso, é tão importante fazer exercícios de equilíbrio para evitar quedas. O seu corpo não está habituado a todas estas alterações e é muito frequente sentir dor nas costas, sobretudo na região lombar e bacia.

A sua pele continua a escurecer em algumas regiões do corpo, aumenta a pilosidade abdominal e a atividade das glândulas sudoríparas (aumentando a produção de suor).

As suas mamas continuam a preparar-se para a amamentação e pode, nesta fase, começar a notar a saída de um líquido transparente do mamilo (colostro).

A retenção de líquidos ocorre durante esta trimestre (mantendo-se depois até ao final da gravidez), podendo manifestar-se através de edema ou inchaço nas mãos, pés e pernas. Deve beber muita água, para se deslocar mais vezes ao WC e assim eliminar os líquidos, evitando a sua retenção.

Leave a Comment