Perguntas típicas sobre o exercício no pós parto

São muitas as dúvidas que podem surgir sobre o exercício físico após o parto. Seguem-se algumas perguntas frequentes.

1 – Quais os benefícios do exercício físico após o parto?

O exercício físico diário pode restaurar a força muscular e reafirmar a tonicidade corporal. Pode diminuir o cansaço pois aumenta os níveis de energia e promove uma sensação de bem estar. Durante a gravidez verifica-se um alongamento excessivo dos músculos abdominais e o exercício permite o regresso à forma inicial.

2 – Quando é que posso iniciar o exercício físico após o parto?

Pode perguntar ao seu médico quando poderá iniciar o exercício físico. Este deve ser feito quando se sentir bem consigo própria. Se já fazia exercício durante a gravidez pode seguir as mesmas regras, caso contrário deve começar de forma lenta e gradual. Caso tenha tido complicações durante o parto pode demorar mais tempo a sentir-se preparada para a prática de exercício.

3 – Como é que posso iniciar um programa de exercício físico após o parto?

A caminhada é um excelente exercício para começar. Pode fazê-lo de forma gratuita, em qualquer altura do dia e levar o seu bebé. Sair de casa e ver outras pessoas pode ser útil para diminuir a tensão e o stress.

4 – Quando é que posso fazer outros exercícios para além da caminhada?

Quando se sentir forte o suficiente pode pensar em exercício físico mais vigoroso. Pode esperar até ir à consulta de revisão da maternidade. Existem alguns programas que permitem melhorar a capacidade cardiorrespiratória e a tonicidade dos seus músculos. Existem classes de exercícios específicas para realizar no pós parto, que têm em conta o grau da sua diástase abdominal.

5 – Quais os recursos disponíveis?

Existem vários locais onde pode fazer o programa de exercício, tais como, a Bebé e Barriguitas. Não se deve esquecer que deve escolher profissionais do exercício competentes e adequados às suas necessidades.

6 – Algumas dicas básicas para praticar exercício físico de forma confortável.

Roupa confortável, um bom soutien de desporto e beber muita água.

Os exercícios do pavimento pélvico devem ser iniciados logo após o parto. Aproveite a altura das mamadas para os praticar.

Se tiver dúvidas contacte o seu fisioterapeuta.

Leave a Comment