A higiene do bebé – A hora do banho

É a hora do banho!!!!!E agora??????? São várias as dúvidas que assolam os pais nos primeiros dias de vida do seu bebé! Será que já lhe posso dar banho? Quantas vezes por semana? Como o posso lavar? Em que altura do dia devo dar? Será que o meu bebé vai gostar?

Temos a resposta para estas e outras questões que atormentam o seu espírito.

Comecemos então pela última questão…o banho é um momento muito apreciado pelo bebé. É como se ele regressa-se ao ambiente intra-uterino (hídrico e quente, sossegado e calmo). Quando o bebé chora ou está muito agitado na altura do banho pode ser sinal de fome ou sono. Mas nem todos os bebés gostam de tomar banho e nestas situações devemos colocá-los na banheira devagar e em posição fetal. Deve dar-se banho de forma calma e sem stress.

O bebé deve começar a tomar banho desde o primeiro dia de vida e poderá tomar banho 2 a 3 vezes por semana (salvo algumas exceções). Existem, no entanto, algumas vertentes que consideram que o bebé só deve tomar banho 1 vez por semana devido à sua camada lipídica. Os pais devem escolher com qual das opções se sentem mais confortáveis. Nos dias em que o bebé não toma banho deve lavar, na mesma, algumas partes do corpo (tais como, atrás das orelhas, pregas, mãos e rabo).

Antes de iniciar o banho deve verificar se tem tudo o que necessita: os produtos de higiene, a toalha, a roupa para vestir pela ordem de que necessita, o cesto do bebé com tudo o que é necessário, a água está temperada. Após tudo verificado, pode ir buscar o seu bebé, mas lembre-se que nunca deve deixar o seu bebé sozinho.

A temperatura da água deve rondar os 36°C (evite temperar a água com o bebé já dentro da banheira) e a temperatura ambiente deve rondar os 23º. Deve usar-se cerca de 10 cm de água. A cabeça do bebé deve ser a primeira a lavar e nas primeiras semanas pode usar o mesmo produto para a cabeça e o corpo. Os produtos não devem ter perfume, nem álcool e devemos tentar usar a mesma marca para o caso de haver alguma alergia. O banho não deve ser muito demorado, cerca de 10 minutos serão suficientes. O bebé pode tomar banho a seguir à mamada pois não há risco de choque térmico. O único risco é de bolsar pois vamos estar a movimentá-lo mais tempo.

Para o banho propriamente dito devemos colocar a nossa mão a segurar o braço do lado mais afastado do bebé (criar uma argola de segurança na região da axila). Assim nunca iremos deixar escorregar o bebé. Podemos colocar o bebé de barriga para baixo, para lavar as costas, no entanto, devemos ter atenção para que ele não fique com a face debaixo de água. Devemos aproveitar o momento do banho para observar a pele do bebé.

Para o limpar devemos colocar a toalha sobre o nosso ombro e enrolamos o bebé na toalha (virado para a frente). Devemos optar por uma toalha com capuz para tapar a cabeça pois é esta que perde calor mais facilmente. Para secar com a toalha não devemos esfregar, pois o bebé tem a pele muito sensível e esta encontra-se em renovação. Limpar bem na região dos refegos (cotovelos, pregas, nuca). O cabelo também deve ser seco com a toalha e não com o secador (este pode queimar o bebé, apenas o deve usar se o seu bebé tem muito cabelo). No final pode pentear o seu bebé .

Não se esqueça que durante o banho deve adotar uma posição confortável para si e que não sobrecarregue as suas costas. Lembre-se que mais vale prevenir pois se fica com dores nas costas não conseguirá cuidar do seu bebé.

E pronto! O seu bebé está lavadinho e todo mimoso.

Leave a Comment