Dar de mamar

amamentação

A amamentação é um momento mágico partilhado entre a mãe e o bebé, logo não deve ser dolorosa. No entanto, enquanto a mãe e o bebé estiverem a aprender a fazê-lo, pode sentir alguma dor ou desconforto, quando o bebé se prende à mama. Essa sensação deve desaparecer rapidamente e, a partir daí, deve desfrutar de todos os momentos únicos de amamentar o seu bebé. Se continuar a magoá-la, isso significa, muito provavelmente, que o seu bebé não se prende da forma correta à sua mama. Se for esse o caso, deve retirá-lo da mama, colocando o dedo mindinho na boca do bebé de forma a que a sucção se interrompa. Se a dor continuar durante a amamentação, peça-nos ajuda para contornar as suas dificuldades.

Pode dar de mamar na posição que para si for mais confortável, quer seja sentada ou deitada de lado. Deve ter atenção para não espremer, nem comprimir a mama. O bebé deve estar todo virado para a mãe e deve permitir que ele procure e vá em busca da mama (e não o contrário). Pode aproveitar a mamada para contrair a musculatura do pavimento pélvico. No final da mamada, deve alongar para diminuir a tensão dos seus músculos.

Os padrões de alimentação dos bebés variam muito. Nos primeiros dias (1 a 2 dias), alguns bebés não vão querer mamar muito, mas não se preocupe pois o seu estômago é muito pequeno (do tamanho de uma cereja) logo rapidamente ficará satisfeito. Com o passar dos dias, as mamadas podem tornar-se mais frequentes (ao 3º dia o tamanho do estômago é equivalente a uma noz e ao 7º dia a uma ameixa). Se alimentar o seu bebé sempre que ele quiser (livre demanda), produzirá leite suficiente para ir satisfazendo as suas necessidades futuras. Isto porque, cada vez que ele mama, são enviadas mensagens ao cérebro, que, por sua vez, remete sinais para as suas mamas, para que seja produzido mais leite. Não se preocupe que o leite não acaba, enquanto o seu bebé mamar de forma correta.

Enquanto estiver a amamentar, não terá que comer alimentos especiais, mas procure manter uma dieta equilibrada, tal como todas as outras pessoas. De igual modo, não é necessário que evite certas comidas.

Pode ser que, de vez em quando, pretenda sair de casa sem o seu bebé, ou voltar ao seu emprego antes de parar de o amamentar. É possível extrair leite para o seu bebé de tal modo que outra pessoa lho possa dar. Não ceda à tentação de introduzir sólidos na alimentação do seu bebé antes dele estar pronto para tal. Os bebés são todos diferentes. A certa altura, por volta dos seis

meses, o bebé vai provavelmente começar a procurar alcançar, agarrar e levar à boca, diversas coisas. É um sinal de que começa a estar pronto para alimentos sólidos. A amamentação faculta, por si só, todos os alimentos e a bebida de que o bebé carece nos primeiros seis meses de vida e protege-o contra uma série de doenças. Muitas são as mães que amamentam os seus bebés por muito mais tempo, algumas delas mesmo até ao segundo ano de vida e mais além.

A amamentação vai beneficiá-la a si e ao seu bebé, por tanto tempo quanto quiserem ambos continuá-la.

Leave a Comment