Principais alterações durante a gravidez

Principais alterações durante a gravidez

Ao longo da gravidez, o corpo da mulher vai vivenciando inúmeras alterações quer fisiológicas, quer emocionais. É importante conhecer essas alterações de forma a minimizar as queixas e encontrar estratégias e soluções para as ultrapassar. Se potencializarmos o conforto físico e emocional é possível diminuir os receios e os anseios durante a gravidez. Saiba quais são as principais alterações no seu corpo e prepara-se para o que aí vem em cada um dos trimestres da gravidez.

Durante o 1º trimestre, a principal alteração e a que identifica logo uma possível gravidez é a amenorreia (ausência de hemorragia durante a menstruação). Começam as náuseas, os enjoos e até os vómitos que poderão ocorrer em qualquer altura do dia e não apenas de manhã. A sensibilidade aos cheiros também aumenta (o que pode potencializar os enjoos). As mamas ficam mais sensíveis e há um aumento das secreções das mucosas (congestionamento nasal). As idas ao WC tornam-se mais frequentes e há quem já sofra de obstipação. O cansaço extremo e o sono são outra das principais alterações neste trimestre. Em termos emocionais, começa a revolução dos sentimentos e emoções. Descobriu que está grávida, mas ainda é um segredo. As oscilações de humor são despoletadas, começam os receios e as ansiedades (será que tudo está a correr bem) e a expectativa da evolução e do que ainda está para vir (ainda não há barriguita).

No 2º trimestre, vai começar a sentir o seu bebé pela primeira. Começa a aumentar de peso e a sua capacidade respiratória diminui. Observam-se alterações da sua postura e da pele. Podem surgir outros problemas como caibras, hemorroidas, varizes e edema ou inchaços. Todos os sistemas do seu corpo vão começar a sentir os efeitos da chegada do seu bebé. Agora já se sente plenamente grávida. A sua barriga começa a notar-se, provavelmente já descobriu o sexo do seu bebé que adquire uma identidade própria e os seus familiares e amigos já sabem da boa nova. Aparecem outros receios e ansiedades, mas existe uma grande sensação de conforto e bem-estar. É habitualmente o trimestre mais agradável para a grávida.

É no 3º trimestre que o aumento do peso é superior e o crescimento da barriga exponencial. A sua resistência física diminui consideravelmente. O desconforto aumenta pois não consegue arranjar posição para dormir. As insónias são frequentes e os pesadelos também. A idas ao WC aumentam ainda mais, poderá surgir azia, hemorroidas e edemas. Começa a sentir as contrações de Braxton Hicks (contrações irregulares e não dolorosas, que servem de preparação para o trabalho de parto). Começa a aproximar-se a hora H e os medos e receios do parto aumentam. Sente-se impaciente e irritada pois quer conhecer o seu bebé e já não suporta mais os desconfortos. Questiona-se sobre se será capaz de tratar do seu bebé.

Após as 40 semanas vai finalmente poder conhecer o seu rebento e desfrutar dele na sua plenitude.

Leave a Comment