Dicas para evitar as deformações da cabeça dos bebés

Deformações da cabeça dos bebés

É frequente observarmos deformações do crânio dos bebés. Os bebés podem nascer com a cabeça deformada sendo isto resultado da passagem pelo canal de parto. Pode também, ser o resultado da utilização de fórceps ou ventosas durante o parto. No entanto, estas deformações podem ainda ser consequência do bebé manter a sua cabeça sempre na mesma posição.

Será que podemos tentar evitar o aparecimento destas deformações? As recomendações atuais são no sentido de os bebés dormirem de barriga para cima, no entanto, pode ir mudando a cabeça do bebé de um lado para o outro para evitar a pressão contínua sobre o mesmo lado da cabeça. Pode inclusive, ir alterando a orientação do bebé na cama.

Deve também ir estimulando o bebé a virar a cabeça de um lado para o outro, não o abordando sempre do mesmo lado.

Bebés com problemas do pescoço (torcicolos congénitos) podem desenvolver mais facilmente deformações no crânio pois têm sempre uma posição preferencial para colocar a cabeça.

Para aliviar a pressão da cabeça deve colocar o seu bebé de barriga para baixo, quando este estiver acordado e sempre com vigilância. É comum, no inicio, ele não gostar desta posição, mas com o tempo vai-se habituando. Vá aumentando o tempo que o deixa nesta posição.

A partir do 3º mês comece a colocar o seu bebé de frente para os brinquedos que ele mais gosta (na posição de barriga para baixo). Assim, gradualmente, ele vai apoiar os antebraços e levantar a cabeça. Em qualquer altura do desenvolvimento, coloque o seu bebé na sua barriga e estimule-o com movimentos para ele rodar a cabeça e a levantar. Vai ver que o seu bebé irá retribuir com um sorriso!

Outro aspeto que poderá evitar as deformações no crânio é carregar o seu bebé bem junto a si. Para além de aumentar o vínculo entre ambos, também é muito importante para o desenvolvimento do seu bebé. Tenha apenas em atenção a posição de abertura das pernas.

Caso o seu bebé já tenha uma zona da cabeça mais plana, deve deitá-lo sempre sobre o lado da cabeça mais redondo. O bebé vai ter tendência para se posicionar sobre o lado mais plano pelo próprio posicionamento e tensão dos músculos do pescoço e porque assim se sente mais confortável. Os estímulos devem ser dados sobretudo pelo lado arredondado da cabeça.

É possível corrigir as deformações da cabeça! Uma deformação assimétrica da parte posterior da cabeça é possível de corrigir. Fale com um fisioterapeuta pediátrico ou com o seu pediatra.

Leave a Comment