O que não lhe disseram sobre o pós parto?

O pós parto

O seu bebé já nasceu! É uma momento maravilhoso e indescritível! Só quem já foi mãe consegue perceber o sentimento que se tem no momento em que pegamos no nosso bebé pela primeira vez!

Mas atenção, nem tudo são rosas… os primeiros dias após o parto podem ser muito cansativos, dolorosos e até frustrantes. Cansativos pois acabou de vir do trabalho de parto que não é propriamente lazer, dolorosos pois os músculos estão tensos e sofreram estiramentos para os quais não estão habituados e frustrantes pois o seu bebé chora e já não sabe o que fazer! Mas ter o seu bebé nos braços compensa tudo isto e muito mais!

Mas e o que se esqueceram de me avisar?

Primeiro que tudo, logo após a saída do bebé a placenta ainda tem que sair. São mais uns momentos após o parto que poderão ou não ser difíceis. Pois por vezes a placenta não é expelida com facilidade, mas tem de sair na totalidade.

Por outro lado, durante as próximas semanas terá uma hemorragia que poderá ser bastante abundante. Esta hemorragia pode prolongar-se até 6 semanas. Caso se prolongue por mais tempo deverá consultar o seu médico assistente.

E as dores? Após o parto, o útero terá de regressar à sua posição inicial (involução uterina). E durante este processo vai sentir dor na região inferior da barriga (tipo moinha). Esta dor pode aumentar durante a amamentação (que ajuda em todo este processo de involução uterina). Mas não se fica por aqui…se fez episiotomia a região perineal estará edemaciada e sentirá dor quando se senta. Esta situação mantém-se até serem retirados os pontos. Se o parto for por cesariana terá dores na região abdominal. E as mamas? Vão ficar cheias e é desconfortável! Por outro lado, pode existir dor durante a amamentação. Esta situação não é normal, mas é comum. Muitas vezes a pega do bebé não é feita da melhor forma e só quem observa de fora é que consegue perceber. Por isso, a ajuda de uma conselheira em aleitamento materno poderá ser muito importante nestes primeiros momentos.

Um aspeto que raramente é falado é o suor. Após o parto, vai suar mais e isto pode prolongar-se durante alguns meses. O mesmo se verifica relativamente à queda de cabelo. Este vai cair em maior abundância. Tudo culpa das hormonas.

E sim, o bebé vai chorar e vão ser algumas noites sem dormir, mas depois quando ele sorrir pela primeira vez ou disser “mamã” esquecerá todos estes pequenos grandes contratempos.

E lembre-se agora já pode dormir de barriga para cima ou para baixo, não precisa de ir à casa de banho de 5 em 5 minutos, pode comer de tudo (com exceção do álcool, se estiver a amamentar) e voltar aos poucos a vestir a sua roupa!

Leave a Comment