Vou nascer…e agora?

vou nascer

Após o nascimento do seu bebé começam a ser prestados alguns cuidados, mesmo ainda na sala de partos. Num parto vaginal, assim que o bebé nasce é feito o corte do cordão umbilical (se optou por fazer criopreservação das células estaminais, esta é a altura da recolha de todo o material necessário). Se tudo estiver bem com a mãe e o bebé pode pedir para fazer o contacto pele a pele. Aqui o bebé é colocado junto à mãe, sobre o seu peito, para que oiça os seus batimentos cardíacos e sinta o seu cheiro. Alguns começam logo à procura da mama, por isso é que o mamilo e a aréola escurecem durante a gravidez (para serem mais facilmente visíveis por parte do bebé). Nesta fase, é importante secar bem o bebé e colocar-lhe um gorro para evitar a perda de calor. O contacto pele a pele é meio caminho para a amamentação correr pelo melhor.

É feito, entretanto, uma avaliação cuidada do seu bebé. Faz-se o despiste de malformações, aspiram-se secreções quando necessário, o bebé é pesado, é colocada a pulseira de identificação e o bebé é vestido e submetido ao índice de Apgar.

Trata-se de uma escala com o objetivo de avaliar as condições de vitalidade do recém-nascido, isto é, o seu nível de adaptação à vida extra uterina. Esta escala consiste na avaliação de cinco itens: cor da pele, frequência cardíaca, frequência respiratória, resposta reflexa a estímulos e tónus muscular. A cada item é atribuído uma pontuação de 0 a 2, sendo o 2 o valor considerado normal e expectável. O valor máximo que se pode obter é 10 pontos.

Caso deseje amamentar, deve ser oferecida a mama ainda na sala de partos, durante a primeira hora de vida, pois o seu bebé encontra-se mais desperto e recetivo a estímulos.

Quando o bebé nasce vem envolto numa pasta branca pegajosa (vérnix). Esta substância é muito importante pois hidrata a pele do bebé e simultaneamente é uma camada protetora que não deve ser retirada. Outro aspeto importante é que a cabeça do bebé será oval ou achatada, com nódoas negras ou pequenas feridas e terá alguns restos de sangue. Tudo resultado da passagem pelo canal de parto.

Se tudo correr dentro da normalidade, irão os dois para o internamento e pode começar a cuidar do seu bebé.

Leave a Comment