Cuidados ao bebé e a sua postura

cuidados ao bebé e a postura

Durante a gravidez e após o parto apenas nos preocupamos em ensinar aos pais a forma como devem cuidar do seu bebé. No entanto, as posturas adotadas pelas mães nas suas rotinas diárias podem provocar dores (sobretudo nas costas e braços) e levar ao acumular de tensões originando algumas lesões que poderão ser evitadas se a mãe adoptar uma postura correta.

Seguem-se algumas dicas para que possa corrigir a sua postura durante os cuidados diários ao seu bebé e para o poder desfrutar na sua plenitude.

Pegar no bebé

Para pegar no seu bebé, se este estiver no muda fraldas por exemplo, deve dobrar ligeiramente os joelhos, com os dois pés bem apoiados no chão e um à frente do outro. No caso de bebés mais crescidos, se o quiser levantar do chão, deve inclinar o tronco à frente, mantendo as costas direitas, e usar os joelhos para o fazer (colocando na mesma uma perna à frente da outra). Não deve curvar-se para a frente. Estes movimentos poderão evitar esforços desnecessários na musculatura da coluna.

Colo

É tão bom o colinho da mãe…mas é importante que a mãe se sinta confortável enquanto pega no seu bebé. Para não sobrecarregar a coluna deve manter um bom alinhamento, evitando projetar a bacia para a frente. Quando colocar o bebé ao colo de lado, deve ir alternando o lado em que o coloca e evitar o tronco em demasia para esse lado.

Evite elevar os ombros e curvar a região superior das costas sobre o bebé. Utilize os dois braços para suportar o bebé distribuindo correta e simetricamente o peso.

No banho

A altura do banho é um momento de relaxamento e diversão para a maioria dos bebés, no entanto, muitas vezes as mães acabam por se curvar em demasia sobre a banheira, levando a tensões musculares na coluna, braços e joelhos e ao aparecimento de dores nestas estruturas.

Se tiver de se ajoelhar para dar banho ao seu bebé, coloque uma almofada debaixo dos joelhos para proteger esta articulação. É preferível colocar apenas um joelho no chão, enquanto que, a outra perna fica dobrada com o pé apoiado no chão. Assim consegue ir movimentando-se sem causar tensão sobre a coluna lombar. Se der o banho de pé, deve optar por um suporte de banheira que seja regulável de forma a conseguir ajustá-lo à altura do seu umbigo.

Mudança da fralda

Deve optar por um muda fraldas, que seja ajustável, de modo a que fica também à altura do seu umbigo. Caso não o possa fazer, deve dobrar os joelhos se a superfície onde muda a fralda é mais baixa (nunca dobrar as costas para a frente).

Se se proteger a si terá menos tensões musculares, menos dores e mais energia para tratar do seu bebé.

Leave a Comment