Recuperação após o parto

recuperação após o parto

Após o parto surge a duvida se há ou não necessidade de fazer exercícios de recuperação. Será que todas as mulheres precisam de fazer recuperação após o parto?

A resposta é simples…SIM!!!!

Quer tenha sido um parto vaginal, quer tenha sido um parto por cesariana é importante fazer exercício no pós parto.

 

Mas porquê? Muitas mulheres nem se sentem mal com as alterações que se fazem sentir no seu corpo após o parto! No entanto, a prática de exercício físico após o parto tem inúmeros benefícios e é importante pela sua saúde! O exercício físico nesta fase favorece a perda de peso (estando sempre aliado a uma dieta saudável e equilibrada), promove o aumento da densidade óssea, a melhoria da função respiratória, favorece a flexibilidade muscular, diminui as caibras musculares, previne a incontinência urinária, melhora a obstipação e aumenta a energia corporal. Claro que também existem benefícios a nível emocional, pois o exercício diminui o stress, a ansiedade e aumenta a sensação de bem estar. Logo, pode ser um importante fator para prevenir o aparecimento da depressão pós parto.

Nesta fase da sua vida, é importante ter algum tempo para si! Cuide de si, para poder cuidar melhor do seu bebé! É importante sair de casa e socializar com outras mulheres e mamãs para perceber que não está sozinha! Partilhar as suas experiências, dúvidas e anseios e tudo isso é possível numa aula de recuperação da forma física após o parto!

 

Por outro lado, cerca de 60% das mulheres ficam com diástase abdominal após o parto. É importante conhecer o grau de afastamento dos seus abdominais para se elaborar um plano de treino adequado de modo a reeducar o equilíbrio abdominal e a promover a estabilidade muscular desta região.

 

Para além disso, os músculos do pavimento pélvico também são muito afetados durante a gravidez e o parto. Estes músculos estão sujeitos a uma enorme pressão durante a gravidez e no parto sofrem um estiramento muito acentuado. Já para não falar de uma possível episiotomia. Por isso, é fundamental iniciar a contração dos músculos do pavimento pélvico o mais precocemente possível para evitar o risco de incontinência urinária. Mesmo que tenha tido um parto por cesariana. E lembre-se que qualquer perda de urina não é normal e perante isto deve ser vista por um profissional especializado.

 

Conclusão: Faça exercício físico após o parto e melhore a sua saúde!

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