O sono do bebé

o sono do bebe

O sono do bebé é uma das temáticas da área da parentalidade que mais dúvidas traz aos pais. Encontram-se muitas teorias sobre como deve ou não o bebé dormir e os pais sentem-se perdidos sem saber qual o melhor caminho a seguir. Nunca é demais relembrar que todos os bebés são diferentes e cada família tem a sua rotina.

Mas afinal o que é o sono?

O sono é uma função biológica que vai evoluindo ao longo do crescimento do bebé. Está em constante alteração e essas alterações são mais acentuadas e evidentes durante o primeiro ano de vida.

Ao contrário do sono dos adultos, o sono do bebé é constituído por duas fases:  o sono ativo e o sono tranquilo. Estas fases vão-se alterando com o crescimento do bebé e por isso vão surgindo alterações nos ritmos e no padrão de sono do seu bebé.

Mas quantas horas deve dormir um recém-nascido?

O recém-nascido dorme, em média,  entre 14h a 17h por dia. No entanto, estas horas não são seguidas como gostaríamos (nem de dia, nem de noite). Um bebé precisa de se alimentar com frequência, pois tem uma pequena capacidade gástrica, por isso nesta fase as sestas e o sono durante a noite são curtos.

Por isso, torna-se extremamente importante conseguir antecipar os sinais de sono do bebé. O ideal será adormecer o bebé antes que ele esteja demasiado cansado. Quando não estamos atentos a estes sinais, o bebé fica demasiado cansado e não consegue adormecer. Nestes casos, o bebé luta contra o sono, chora e acaba por ter um sono mais curto do que o esperado.

Os sinais de sono mais comuns são: esfregar os olhos, esfregar ou puxar as orelhas ou o nariz, esfregar a cara em mantas, no sofá ou no seu ombro, arquear as costas, fica irritado e rabugento e chora.

Para que se possa incentivar bons hábitos nos 3 primeiros meses de vida do bebé devemos:

– Promover uma correta exposição à luz natural;

– Reduzir a estimulação quando se aproxima a hora de deitar;

– A hora de deitar deve ser calma e sem demasiada excitação;

– Criar rotinas de deitar (no entanto, não faz sentido introduzir rotinas muito rígidas antes dos 3 meses).

O importante é criar todas as condições necessárias para o bebé dormir bem.

Leave a Comment