Muda a estação e vem aí constipação!

Muda a estação e vem aí constipação

Chegou o Outono e com ele inúmeras variações de temperatura,  aumento da humidade, e consequentemente verifica-se um aumento do aparecimento de constipações, gripes e outros problemas respiratórios.

As alterações de temperatura e humidade, por si só, contribuem para uma maior fragilidade do sistema imunitário dos bebés e crianças pequenas. Por outro lado, nesta altura do ano, começamos a procurar locais mais fechados, com pouca luz e ventilação natural e com muitas pessoas. Tudo isto contribui para o aumento da probabilidade de aparecimento de problemas e infeções respiratórias.

A roupa é outro dos fatores que influencia o aparecimento das constipações.

É importante agasalhar os bebés e crianças de acordo com a temperatura que se faz sentir em determinado momento, pois pior do que o frio é eles transpirarem por estarem demasiado agasalhados e depois permanecerem com a roupa húmida junto ao corpo. Sobretudo à noite, devemos ter especial atenção em relação à roupa e ao aquecimento do quarto. A tendência da maioria dos pais é aquecer o quarto em demasia e manter o aquecimento ligado durante a noite, usar pijamas e lençóis polares…mas esquecemo-nos que, por vezes, os bebés antes de adormecerem se mexem bastante e depois ficam com a roupa toda suada junto ao corpo.

Com o aproximar do Outono retiramos algumas roupas e cobertores dos armários que vêm cheios de pó e ácaros. Esta situação pode desencadear doenças alérgicas (rinites ou asma).

 

Alguns cuidados podem fazer toda a  diferença:

– Colocar a roupa e cobertores ao sol antes de serem usados;

– Arejar a casa, ou seja, favorecer a renovação do ar;

– Evitar locais fechados com muita gente e com fumo;

– Consumir muitos líquidos;

– Evitar a troca de objetos pessoais da criança (chupetas, biberões, talheres);

– Lavar com maior frequência os brinquedos e os espaços;

– Lavar e secar bem as mãos antes e depois da higiene do bebé;

– Ter toalhetes individuais para limpeza das mãos e nariz.

 

Deve estar atenta aos sinais iniciais de uma constipação como a tosse, o pingo no nariz e a obstrução nasal sendo aconselhado fazer uma limpeza adequada e diária do nariz do bebé e da criança.

Leave a Comment