Cuidados da mãe no pós parto

cuidados da mae no pos parto

Durante 9 meses foi cuidando de si para que tivesse uma gravidez calma e tranquila e o seu bebé nascesse saudável. Muitas vezes após o parto, as mulheres esquecem-se que também devem cuidar delas para assim conseguir cuidar dos seus bebés.

Para além de manter uma alimentação saudável e equilibrada, sobretudo se está a alimentar o seu bebé com leite materno, deve beber bastante água (cerca de 1,5 litro por dia). Deve descansar bastante (aproveitando as sestas do seu bebé) para conseguir aguentar as noites infinitas sem dormir. E a prática de exercício físico é também aconselhada pelos seus inúmeros benefícios.

Para além disso, existem alguns cuidados que deve ter no imediato.

Se teve um parto vaginal é importante cuidar da cicatriz resultante da episiotomia (pequeno corte no períneo). Deve mudar o penso com regularidade para evitar o excesso de humidade (não se esqueça que após o parto irá ter hemorragias abundantes). A higiene íntima deve ser feita com os produtos que usava antes da gravidez (nesta fase, não é altura para fazer experiências pois pode ter alguma reação alérgica). Aplique gelo na região perineal, envolto numa toalha, cerca de 15 minutos, pois toda esta zona estará muito edemaciada. Se tiver dores no períneo pode tomar um analgésico (é compatível com a amamentação). E logo que se sinta preparada inicie as contrações do períneo para evitar as perdas de urina. Provavelmente, terá dificuldade em estar sentada durante algum tempo (pois pode sentir a cicatriz a repuxar). O segredo é ir alterando a posição, mesmo durante a amamentação.

Se o parto foi por cesariana, deve iniciar o quanto antes a massagem e mobilização da respetiva cicatriz. Evite esforços abdominais e proteja a zona da cicatriz quando tosse, espirra ou quer evacuar.

Cuide também das suas mamas para evitar gretas e fissuras. Aplique umas gotas do seu leite no final da mamada, pois este é rico em vitamina A.

Após a consulta de revisão, pode iniciar a prática de exercício físico para recuperar a sua forma física. No entanto, deve procurar saber quais os exercícios que serão mais aconselhados para si, tendo em conta a sua situação atual.

Leave a Comment