Ginástica Abdominal Hipopressiva

ginástica abdominal hipopressiva

A ginástica abdominal hipopressiva é um conjunto de exercícios posturais e respiratórios.

Inclui posturas e movimentos que visam diminuir a pressão na cavidade torácica, abdominal e pélvica, permitindo o aumento da força muscular na região abdominal, a redução da compressão dos discos inter-vertebrais na região lombar e o fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico.

 

E quais são os seus benefícios?

  1. Diminui o perímetro abdominal, pois provoca a contração da fáscia abdominal de forma involuntária.
  2. Diminui a dor lombar  (ao diminuir a pressão intra-abdominal faz com que as vértebras se separem e descomprimam).
  3. Melhora a função sexual – através de uma melhor vascularização da zona perineal.
  4. Melhora a performance desportiva – pela melhoria da musculatura respiratória, aumento do número de glóbulos vermelhos e melhoria postural do atleta.
  5. Trata e previne a incontinência urinária permite o aumento da força muscular dos músculos do pavimento pélvico.
  6. Previne o aparecimento de hérnias – pelo aumento do tónus muscular da fáscia abdominal, previne-se que o aumento de pressão abdominal resultante de um esforço, tosse ou algum desporto provoque o aparecimento de hérnias.
  7. Excelente método para recuperação da forma física no pós parto.
  8. Melhora a função pulmonar – os músculos da inspiração e expiração são potenciados o que ajuda na melhoria de vários problemas respiratórios.
  9. Melhora a postura e o equilíbrio – providencia a regulação do tónus muscular, que permite involuntariamente uma postura mais correta.
  10. Previne prolapsos de órgãos – a “aspiração” que se produz dentro do abdómen origina a que a bexiga, reto e útero se reposicionem corretamente.

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