A ginástica abdominal hipopressiva é um conjunto de exercícios posturais e respiratórios.
Inclui posturas e movimentos que visam diminuir a pressão na cavidade torácica, abdominal e pélvica, permitindo o aumento da força muscular na região abdominal, a redução da compressão dos discos inter-vertebrais na região lombar e o fortalecimento dos músculos do pavimento pélvico.
E quais são os seus benefícios?
- Diminui o perímetro abdominal, pois provoca a contração da fáscia abdominal de forma involuntária.
- Diminui a dor lombar (ao diminuir a pressão intra-abdominal faz com que as vértebras se separem e descomprimam).
- Melhora a função sexual – através de uma melhor vascularização da zona perineal.
- Melhora a performance desportiva – pela melhoria da musculatura respiratória, aumento do número de glóbulos vermelhos e melhoria postural do atleta.
- Trata e previne a incontinência urinária permite o aumento da força muscular dos músculos do pavimento pélvico.
- Previne o aparecimento de hérnias – pelo aumento do tónus muscular da fáscia abdominal, previne-se que o aumento de pressão abdominal resultante de um esforço, tosse ou algum desporto provoque o aparecimento de hérnias.
- Excelente método para recuperação da forma física no pós parto.
- Melhora a função pulmonar – os músculos da inspiração e expiração são potenciados o que ajuda na melhoria de vários problemas respiratórios.
- Melhora a postura e o equilíbrio – providencia a regulação do tónus muscular, que permite involuntariamente uma postura mais correta.
- Previne prolapsos de órgãos – a “aspiração” que se produz dentro do abdómen origina a que a bexiga, reto e útero se reposicionem corretamente.