Se vai ser pai este artigo foi especialmente escrito para si…
Acabou de descobrir que vai ser pai… a sua mente encontra-se cheia de dúvidas, incertezas e receios…
Provavelmente, já percebeu que a gravidez acarreta inúmeras alterações físicas e emocionais que fazem com que a sua companheira tenha os nervos à flor da pele.
O que fazer para a ajudar?
Mantenha a calma e proporcione calma à sua companheira.
Não se esqueça que o cansaço e a dor nas costas e pernas aumenta à medida que a gravidez avança. Torna-se difícil arranjar uma posição confortável para dormir. As idas à casa de banho são cada vez mais frequentes.
Para lhe aliviar estes e outros desconfortos aprenda a massajar-lhe as costas e as pernas, dê-lhe muitas almofadas e miminhos, ajude-a a encontrar uma posição confortável para dormir e partilhe com ela as tarefas domésticas (faça as mais pesadas).
Vá falando com o seu bebé, pois ele já ouve a partir das 24 semanas (quando nascer o bebé irá reconhecer a sua voz).
Aproveite para se informar sobre a legislação existente e sobre as várias modalidades de licença de parentalidade. Pode também aproveitar para pesquisar sobre as cadeiras de automóvel e perceber qual será a mais indicada para si.
Chegada a hora H, lembre-se que só há 3 sinais de parto: saída do rolhão mucoso, contrações uterinas regulares e frequentes e rutura do saco amniótico.
Ajude a mãe a adotar uma posição confortável para suportar melhor as contrações uterinas, faça-lhe massagens nas costas, incentive-a a fazer os exercícios da bacia, caminhe com ela e relembre-a dos vários tipos de respiração.
Quando for a altura dirija-se à maternidade. Antecipadamente, deve ter traçado diversos percursos até à maternidade, para alguma eventualidade. Não se esqueça que o trabalho de parto pode ser muito demorado, portanto leve água, snacks e moedas para as máquinas de venda automática da maternidade.
E quando o seu filho nascer desfrute deste momento único e maravilhoso!