O desenvolvimento do seu bebé

o desenvolvimento do seu bebé

Todos nós queremos que os nossos bebés se desenvolvam da melhor forma possível. Seguem-se 5 conselhos para ajudar os pais a estimular o desenvolvimento do seu bebé.

1 – Comer…  é uma oportunidade única para promover o desenvolvimento e o vínculo afetivo entre a mãe e o bebé. Lembre-se que, durante a amamentação deve adotar uma postura cómoda e confortável. Enquanto o seu bebé mama, aproveite para massajar as suas mãos e olhe para ele de forma a fortalecer o vínculo entre ambos. Se estiver a dar biberão deve ir trocando de braço para que o bebé trabalhe de igual modo a musculatura de ambos os lados.

2 – O toque…  muitos foram os estudos que demonstraram os enormes benefícios e efeitos do pele com pele para o desenvolvimento neurológico, imunitário e afetivo do bebé.  O toque, nos primeiros meses, é fundamental para o desenvolvimento do seu bebé. Toque, massaje, fale muito com ele e utilize babywearing. Tocar o bebé à volta da boca, nas mãos e nos pés, com alguma pressão, ajuda a estimular certas zonas do cérebro. Enquanto lhe toca, fale com ele, conte-lhe tudo e cante!

3- Dormir de barriga para cima…brincar de barriga para baixo… Se a posição de barriga para cima é a recomendada para o seu bebé dormir em segurança (prevenindo o síndrome de morte súbita), já a posição de barriga para baixo é fundamental para o seu desenvolvimento. É importante passar algum tempo, por dia, a brincar e a estimular o seu bebé de barriga para baixo. Sempre com ele acordado e vigiado.  Esta posição ajuda o bebé a adquirir maior controlo da cabeça e a ter uma melhor organização postural que o irá ajudar na fase de alcançar objetos e gatinhar.

4- O movimento é poder…  Saia para caminhar com o seu bebé para que ele sinta o movimento, veja pessoas, a luz do sol e a natureza envolvente. Não se esqueça que o bebé é um ser social.

5- Assegure-se que o desenvolvimento motor e sensitivo é o ideal… Se tem dúvidas sobre as fases de desenvolvimento pergunte ao pediatra do seu filho ou questione um fisioterapeuta sobre qual é a evolução que seria de esperar do seu bebé. Ele poderá ajudá-lo a estimular o seu bebé corretamente em cada etapa.

Ajude o seu bebé a desenvolver-se da melhor forma possível.

Leave a Comment