5 passos para sobreviver à gravidez

gravidez

Descobriu que está grávida!? Segue-se um turbilhão de emoções, de dúvidas e anseios! Será que vai correr tudo bem? As hormonas estão ao rubro e começam a surgir alguns desconfortos…

Como irá conseguir aguentar 40 semanas?

Compre almofadas… não estava à espera desta? Pois é, à medida que as semanas vão passando a dificuldade em dormir vai aumentando. O seu maior aliado podem mesmo ser as almofadas. Coloque uma almofada debaixo da barriga (para eliminar o seu peso), uma entre os joelhos e outra nas costas. Pode também optar por comprar uma almofada de grávida (que depois poderá servir para a amamentação).

Faça exercício físico… durante a gravidez são inúmeras as alterações posturais que vão condicionar o aparecimento de algumas dores (sobretudo na região da lombar e da sagrada). Por outro lado, os edemas e os inchaços são frequentes. A prática de exercício físico ajuda as aliviar estes desconfortos. Opte por algo de que goste. Deve evitar exercícios de alto impacto, com risco de queda ou traumatismo abdominal elevado e desportos de contacto.

– Faça drenagem linfática manual… a retenção de líquidos é outra consequência da gravidez. É frequente as grávidas terem uma sensação de peso e cansaço nas pernas, retenção de líquidos, formigueiro nas mãos e pés, aparecimento de derrames e varizes ou dor. Para evitar e diminuir o inchaço deve beber muita água, caminhar, movimentar os tornozelos, não ficar durante muito tempo na mesma posição e passar o chuveiro com água fria pelas pernas. Pode também fazer algumas sessões de drenagem linfática manual com um profissional especializado.

Alimentação saudável… deve optar por uma alimentação saudável durante a gravidez, rica em fibras (para evitar a prisão de ventre), beber muita água, pouca quantidade de cada vez e muitas vezes ao dia.

Informe-se…a informação será preciosa em todos os momentos desta viagem de parentalidade! Um casal informado irá com certeza ultrapassar mais facilmente todos os desafios desta nova vida!

Leave a Comment