Como combater a diástase abdominal?

combater a diastase abdominal

Já várias vezes lhe dissemos o que é a diástase abdominal (ver artigo).

Mas porque é que é tão importante “fechar” a diástase abdominal?

A parede abdominal tem um papel extremamente importante no controlo postural, na estabilidade lombo-pélvica e do tronco, na respiração, nos movimentos do tronco e no suporte dos órgãos.

O afastamento dos músculos abdominais pode condicionar o bom funcionamento destas estruturas e enfraquecer o core abdominal.

Na prática, podem ocorrer alterações mecânicas do tronco, instabilidade pélvica e alterações posturais que a médio prazo podem originar lesões na coluna lombar ou na bacia.

E sim, é possível combater a diástase abdominal, sem ser necessário recorrer a cirurgia (dependendo do seu tamanho), recorrendo a exercícios específicos de fortalecimento global, respiratórios e posturais.

A escolha dos exercícios abdominais deve ser pensada, tendo sempre em conta uma avaliação prévia da parte abdominal e do tamanho da diástase. Todas as mulheres são diferentes e as suas diástases também. O que funciona para umas pode não funcionar para outras.

Apesar de não se sentir mal com as alterações com que o seu corpo ficou é importante avaliar esta situação pela sua saúde física.

Nesta fase da sua vida, é importante ter algum tempo para si!

Cuidar de si, para poder cuidar melhor do seu bebé!

Procure um profissional especializado em saúde da mulher para saber o que deverá fazer a seguir (avalie a sua diástase – contacte-nos!).

Leave a Comment