Perdas de urina? O que fazer?

perdas de urina

De certo já ouviu falar do períneo (aqui…)

E se está a vivenciar uma gravidez ou é mãe recentemente pode já ter sentido algumas perdas de urina. Estas perdas de urina podem ter surgido quando espirra, tosse ou ri ou simplesmente apareceram do nada.

ATENÇÃO! AS PERDAS DE URINA NA GRAVIDEZ E NO PÓS PARTO SÃO MUITOS COMUNS E FREQUENTES MAS NÃO SÃO NORMAIS!

O que deverá fazer para reverter esta situação?

Primeiro que tudo, é preciso conseguir identificar este músculo. Existem algumas maneiras simples de o sentir e ficar a conhecer qual a sua capacidade de contração. Pode, por exemplo, experimentar parar o fluxo de urina durante a micção (atenção que isto é apenas um teste e não deve ser usado como exercício), pode colocar dois dedos no interior da vagina e apertar ou, então, apertar o pénis do seu companheiro durante a relação sexual.

Posto isto, pode e deve começar a exercitar o períneo alternando entre contrações rápidas e lentas, de forma a conseguir fortalecer este músculo em toda a sua amplitude (ele é constituído por fibras rápidas e lentas).

E como o vai fazer?

– Contrações rápidas: Contrair (“apertar” e “puxar para cima”) durante cerca de 2 segundos e relaxar de imediato.

– Contrações lentas: contrair o máximo de tempo possível (até 15 segundos), manter essa contração e depois relaxe devagar (pelo mesmo período de tempo que contraiu).

Pode fazê-lo em qualquer posição, realizando outras atividades, a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Deve respirar normalmente e evitar contrair outros músculos em redor.

LEMBRE-SE TAMBÉM QUE É TÃO IMPORTANTE SABER CONTRAIR O PERÍNEO COMO RELAXAR. Em caso de dificuldade ou de persistência dos sintomas, procure um profissional especializado para o ajudar. (Ver aqui!)

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