Porque chora o meu bebé?

choro bebé

O choro é a única forma que os bebés têm para comunicar com os adultos. É algo que muitas vezes assusta os pais, pois não sabem o que fazer quando os seus bebés estão a chorar. Mas o choro é muito importante pois é a linguagem do bebé.

Mas porque choram os bebés?

Os bebés choram porque…

–  têm fome ou sede;

– têm a fralda suja;

– têm frio ou calor;

– estão cansados e fartos das visitas;

– precisam de atenção;

– têm dores, desconfortos ou cólicas;

– “sim”.

Caso todas as necessidades fisiológicas se encontrem satisfeitas e o seu bebé continue a chorar, poderá tentar uma ou várias das técnicas “S” – swaddling, side/stomach, shushing, swinging e sucking. Ou seja, nada mais nada menos do que tentar imitar o ambiente vivido no útero materno.

Em que consiste cada uma delas?

Swaddling – aconchegar um bebé num pano, bem junto ao corpo da mãe, ou enrolado numa fralda de pano, pode transmitir-lhe a segurança e proteção que sentia no interior da barriga.

Side/stomach – colocar o bebé de barriga para baixo, sobre o braço e fazendo pressão sobre o estômago. Não se esqueça que esta posição é apenas para acalmar o seu bebé e que a posição mais segura para dormir é de barriga para cima.

– Shushing – quem nunca ouviu acalmar os bebés com “chhs”? Este é o som que o sangue faz ao passar pelo cordão umbilical e ajuda a acalmar os bebés. Deve ser tão alto como o choro para que ele possa ouvir.

– Swinging – balançar o bebé pode também ser uma boa técnica. Fá-lo recordar o embalo constante da bacia da mãe.

– Sucking – o sugar é algo muito prazeroso para o bebé e ajuda-o a acalmar e relaxar.

Parece simples? Experimente para ficar a saber qual é a que o seu bebé prefere.

Leave a Comment