Sabia que ter dor durante o trabalho de parto ajuda a que a mulher adote posições que vão facilitar o trabalho de parto?
Andar, colocar de cócoras, alterar as posições diversas vezes faz com que a bacia se movimente sistematicamente e adote ângulos mais favoráveis à passagem do bebé pelo canal de parto.
Então a dor é importante no trabalho de parto, mas podemos aprender a lidar com ela.
O que poderemos fazer?
– Andar, mudar de posição, colocar de cócoras ou balançar em cima de uma bola alivia a dor e ajuda na progressão do trabalho de parto.
– A respiração não tira a dor, mas ajuda a relaxar e a concentrar-se em algo que não sejam as contrações. Não se esqueça que sempre que “prender” a respiração o seu bebé não recebe oxigénio.
– Um duche de água quente pode também aliviar a dor. O calor ajuda a diminuir a ansiedade, promove o relaxamento e estimula a produção de hormonas que induzem uma sensação de satisfação.
– A massagem é uma excelente técnica de alívio da dor. Mas atenção, algumas mulheres durante o trabalho de parto preferem não ser tocadas.
– Técnicas de relaxamento podem ajudar a mente a fluir. Não devemos ter medo da dor, nem pensar na contração que se segue. Devemos focar-nos em partes do corpo distintas e pensar em coisas agradáveis e que nos dão satisfação.
A decisão de levar ou não epidural nada tem a ver com a utilização destas técnicas para o alívio da dor durante o trabalho de parto.