Como aliviar as dores do trabalho de parto?

dor no trabalho de parto

Sabia que ter dor durante o trabalho de parto ajuda a que a mulher adote posições que vão facilitar o trabalho de parto?

Andar, colocar de cócoras, alterar as posições diversas vezes faz com que a bacia se movimente sistematicamente e adote ângulos mais favoráveis à passagem do bebé pelo canal de parto.

Então a dor é importante no trabalho de parto, mas podemos aprender a lidar com ela.

O que poderemos fazer?

– Andar, mudar de posição, colocar de cócoras ou balançar em cima de uma bola alivia a dor e ajuda na progressão do trabalho de parto.

– A respiração não tira a dor, mas ajuda a relaxar e a concentrar-se em algo que não sejam as contrações. Não se esqueça que sempre que “prender” a respiração o seu bebé não recebe oxigénio.

– Um duche de água quente pode também aliviar a dor. O calor ajuda a diminuir a ansiedade, promove o relaxamento e estimula a produção de hormonas que induzem uma sensação de satisfação.

– A massagem é uma excelente técnica de alívio da dor. Mas atenção, algumas mulheres durante o trabalho de parto preferem não ser tocadas.

– Técnicas de relaxamento podem ajudar a mente a fluir. Não devemos ter medo da dor, nem pensar na contração que se segue. Devemos focar-nos em partes do corpo distintas e pensar em coisas agradáveis e que nos dão satisfação.

A decisão de levar ou não epidural nada tem a ver com a utilização destas técnicas para o alívio da dor durante o trabalho de parto.

Leave a Comment