Cicatriz da cesariana – 2 anos depois… e agora?

cesariana

Se o seu parto foi por cesariana, muito provavelmente, teve alguns cuidados com a sua cicatriz nos primeiros meses de forma a que esta pudesse cicatrizar adequadamente.

No primeiro ano após o parto, é frequente que a mulher se preocupe com a sua cicatriz e lhe preste alguns cuidados. No entanto, com o passar do tempo, é comum esta preocupação ir diminuindo. Sobretudo se já tiverem passado 2 anos! Em muitos casos a cicatriz da cesariana já estará quase imperceptível e poucas serão as mulheres que cuidam diariamente da sua cicatriz.

Mas será que após 2 anos de um parto por cesariana é necessário prestar alguma atenção à cicatriz?

SIM!!!!

E quais são os cuidados que devemos ter com uma cicatriz de cesariana após 2 anos?

É importante continuar a hidratar e a proteger a cicatriz do sol, portanto nunca se esqueça de colocar protetor solar na sua cicatriz.

Se a sua cicatriz tiver quelóides ou estiver muito aderente e pouco móvel, ainda pode ser tratada. Muitas vezes poderá ser necessário mobilizar a cicatriz e massajá-la de forma correta. Estas técnicas podem evitar e diminuir as aderências da zona da cicatriz, diminuir as alterações da sensibilidade, diminuir as alterações ou um funcionamento inadequado dos músculos subjacentes à cicatriz e melhorar o seu aspecto.

Se a sua cicatriz tiver a mobilidade desejada a hidratação e os cuidados com o sol serão suficientes.

Observe a sua cicatriz e faça a sua avaliação para perceber se esta precisa ou não de ser mobilizada. Caso tenha dúvidas, procure um fisioterapeuta que lhe poderá dar todas as indicações necessárias sobre o aspeto e mobilidade da mesma.

Leave a Comment